fonte: google

A análise do mapa da Michelle Obama vai ser um pouco diferente das anteriores. Como não se sabe a hora de nascimento dela, vamos usar como referência todos os planetas pessoais dela – Mercúrio, Vênus e Marte – o Sol e Lua, considerando também aspectos relevantes com outros planetas; e Saturno, o senhor dos limites, ajuda a definir a imagem do ‘eu público’. 
Podemos começar a análise da Michelle falando do Sol em Capricórnio. Acho que o traço mais marcante do estilo das capricornianas é a sensatez. A capricorniana nunca parece que veio para a ‘festa errada’. A ação de Saturno, regente de Capricórnio, é muito condicionada a realizar um trabalho; é objetiva. Durante os anos como primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle foi fotografada nas mais diversas situações: em jantares de Estado, com líderes de todo o mundo, ao lado das vítimas do furacão Katrina; nunca porém, as roupas ‘falaram’ mais alto do que ela. 


Michelle tem Saturno em Aquário. Essa posição é duplamente importante, por Saturno ser o regente do Sol, e também por ser o planeta que define os limites do ego – Saturno é a ‘caixinha’ onde queremos caber. Aquário é o signo dos ideais e do coletivo, faz muito sentido então, que Michelle tenha usado sua plataforma para promover o povo americano. A primeira-dama famosamente elegia principalmente roupas de marcas americanas para as suas aparições oficiais. Ficaram conhecidos nesse período Jason Wu, Thakoon, entre outros. 
O Sol em Capricórnio está também conjunto a Marte em Aquário. Poderia ser um aspecto difícil, Capricórnio, querendo saber o que é seu, e Aquário, voltado para o coletivo. Saturno em Aquário equilibra as energias, e permite que Marte, regente de Áries, manifeste sua energia inspiradora e pioneira. Desde 2009, quando Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, Michelle inspira mulheres de todo o mundo e todas as idades. Seu estilo elegante, mas copiável, me fazem considerá-la a primeira-dama mais inspiradora do nosso tempo, em termos de estilo ao menos. 
Michelle inspira porque é uma mulher real. Hoje existe uma movimentação maior em relação a representação na mídia de corpos e etnias diferentes, há 10 anos isso era muito menos frequente. Ver uma mulher negra, jovem, com um corpo normal, na Casa Branca, foi revolucionário para muita gente. 
Michelle tem Lua e Vênus no inspirado signo de Peixes, então imagino que intuitivamente ela sabia da sua importância histórica, e o papel que deveria assumir. Peixes, assim como Aquário, é um signo relacionado ao coletivo; mas enquanto Aquário tem consciência que as suas ideias podem mudar o mundo, Peixes quer representar o todo. Para entender melhor o que Michelle quer comunicar, podemos analisar Mercúrio, que está também em Capricórnio. É interessante que todo o mapa dela vai alternando principalmente entre Capricórnio, Aquário e Peixes. No caso de Michelle, indica uma consciência de que ela e o seu serviço representam os ideais de um grupo. Ela se torna assim não só um símbolo de Estado, mas um símbolo do que é a mulher moderna. 
Barack fez a seguinte declaração sobre a esposa: “Como muitas esposas de políticos, o papel lhe foi imposto. Mas eu sempre soube que ela seria incrível e colocaria seu próprio selo no trabalho (de primeira-dama). Isso porque quem você vê é quem ela é - a mulher brilhante, engraçada e generosa que, por qualquer motivo, concordou em se casar comigo. Acho que as pessoas se interessam por ela porque se vêem nela - uma mãe dedicada, uma boa amiga e alguém que não tem medo de se divertir um pouco de vez em quando.”


fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
Michelle Obama nasceu em 1964 em Chicago. Os anos 1960 foram movimentados socialmente nos Estados Unidos, entre os protestos contra a Guerra do Vietnã e os assassinatos de John Kennedy e Martin Luther King. Ideais pessoais e coletivos se misturavam e isto representa muito o emocional da Lua em Peixes. Na sua biografia ‘Becoming’, ela fala desse período da sua infância. Dos pais, do irmão mais velho, dos tios que moravam na mesma casa. Da comunidade negra nos Estados Unidos. A impressão que fica é que apesar dela lidar com leveza com esse período, existe uma conexão muito profunda entre ela e essa comunidade. É interessante que muitos dos estilistas americanos que ela apoiou tem origem imigrante, Jason Wu, coreano, Thakoon e Prabal Gurung, tailandeses. A mensagem de Mercúrio em Capricórnio com a Lua em Peixes é justamente integrar efetivamente – mostrando o trabalho, dando uma plataforma – grupos minoritários. 
Se eu fosse tentar adivinhar o Ascendente de Michelle Obama, apostaria que ela tem Áries nessa posição; apesar de toda essa mensagem simbólica coletiva, o estilo de Michelle é muito pessoal. Inclusive, os braços super definidos são uma marca da representação individual marciana! Michelle virou ícone de estilo no mundo todo. Algumas de suas escolhas de moda, como o vestido Atelier Versace que escolheu para o último jantar de Estado na Casa Branca, entraram para a história da moda. Há muitos não se via tanto interesse da moda pela política como nos anos do governo Barack Obama. 
Sobre a oportunidade de vestir a primeira-dama, Donatella Versace declarou: “Sinto-me honrada por ter a oportunidade de vestir a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Obrigada, Michelle, por todas as coisas que você fez pela América e pelo resto do mundo, pelas mulheres nos Estados Unidos e no resto do mundo.”


fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
fonte: google
Obviamente Donatella não estava falando apenas sobre as excelentes escolhas de moda de Michelle. A presença da primeira-dama em programas de TV e redes sociais aproximou muito o seu discurso às gerações mais jovens. Tudo o que Michelle falava se tornava tópico de discussão em toda a internet, principalmente no segundo mandato de Obama, quando ela se dedicou mais especificamente à educação. Pode ser a ação movimentada pelos ideais coletivos de Marte em Aquário, mas poderia ser Mercúrio próximo ao Meio do Céu – o ponto alto do mapa, a nossa projeção pública – do suposto Ascendente em Áries que faria de Michelle uma força comunicadora. 
Falando do seu estilo, Michelle declarou à Vogue America quando foi capa da revista pela terceira vez: "Tudo se resume ao conforto: se eu vou deixá-lo confortável, tenho que estar confortável primeiro. Portanto, minha primeira reação não foi 'Quem fez isso?', mas 'Vamos tentar. Como ficou? Oooh, isso é legal. Uau. Eu nunca pensei em usar algo assim. Vamos colocar um cinto.’ Eu gosto desse processo. Definitivamente, existem designers que eu amo, pessoas com quem amo trabalhar. E quem eles são como pessoas é importante. Eles são boas pessoas? Eles tratam bem sua equipe? Eles tratam bem minha equipe? Eles são jovens? Posso dar-lhes um impulso?”. Isso é Capricórnio, Aquário e Peixes. A estética é importante, mas Michelle consome com responsabilidade. Quer comportamento mais atual e inspirador?
A diferença entre esta análise e as anteriores, de mulheres da Família Real Britânica, é que os códigos e símbolos aqui são pessoais. Como Michelle declarou também à Vogue não existem leis e regras específicas para o papel de primeira-dama; cada mulher traz a sua essência, a sua personalidade e os seus interesses. E essa é a nossa vida. A imagem é a nossa principal ferramenta de comunicação não-verbal. É ela que fala sobre quem somos, da onde viemos e onde queremos chegar. Ver como mulheres inspiradoras, como a Michelle Obama conectam a sua mensagem com o estilo, ajuda a compreender melhor como nos vestirmos de nós mesmas. E se vestir bem é acima de tudo isto: ser você mesma.

voltar ao topo